notícias
Depois de um longo período de valorização, a variação de preços dos imóveis acumulada em 12 meses até janeiro teve queda real, isto é, perdeu para a inflação. Foi a primeira vez desde 2011, que a variação média das cotações do mercado imobiliário é ultrapassada pela inflação em 12 meses. Entre fevereiro de 2014 e janeiro deste ano, o preço do metro quadrado (m²) de imóveis prontos, a maioria usados, em 20 cidades brasileiras teve um aumento médio de 6,29%, segundo o Índice FipeZap.
No mesmo período, a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulou alta de 7,1%, considerando que em janeiro o IPCA, que ainda não é conhecido, tenha subido 1,2%, segundo projeções do Boletim Focus do Banco Central.
Onze de 20 cidades pesquisadas registraram em 12 meses variações de preços abaixo da inflação do período. Brasília (0,37%), Curitiba (1,91%), Porto Alegre (2,44%) e Santos (2,54%) foram os municípios com menor variação nominal de preços. Até mesmo em importantes praças, como São Paulo e Rio de Janeiro, o preço do m² perdeu para a inflação no período, com altas acumuladas em 12 meses de 7,02% e 6,63%, respectivamente.
Em janeiro, apenas uma das 20 cidades acompanhadas registrou um avanço do preço do m² superior à variação da inflação projetada em 1,2%. Essa cidade foi Fortaleza, onde a cotação subiu 1,43%. Na média das 20 cidades pesquisadas, a variação foi de 0,39%.
(Tribuna do Norte)
voltar
Os campos abaixo apresentam erro:
- Nome
- Mensagem
Cadastrado com sucesso