notícias

  • 01
  • DEZ
  • 2014

Vai se mudar ? Confira algumas dicas para empacotar suas coisas com eficiencia.

Mudar de casa, geralmente, é algo que nos deixa feliz, com a expectativa de uma vida nova. Até a tarefa de empacotar os pertences fica divertida — se for bem planejada, claro. E para quem ainda não é expert em mudanças, existem algumas dicas que podem fazer com que o processo seja mais eficiente. O Morar Bem conversou com especialistas e montou uma lista para tornar esse trabalho mais fácil. Segundo Luciana Pinto Oliveira, da Lú Personal Organizer, para começar, o ideal é juntar muitas caixas de tamanho médio, que são mais fáceis de organizar — e de carregar.
Comece guardando o que não usa com frequência e conforme a estação. Se é verão, por exemplo, guarde primeiro as roupas de frio. Setorize as roupas por estação. E coloque numeração nas caixas com uma pequena relação do que tem dentro. No caso de querer algo rápido, será mais fácil achar — diz Luciana.
Para ela, o indicado é começar a embalar os objetos da cozinha e dos quartos, pois são os locais que precisam estar organizados para serem logo usados. Quanto aos itens, ela sugere fazer uma pré-seleção antes de encaixotar: doar, jogar fora e levar somente o que quer. Outra sugestão é etiquetar as caixas com cores conforme os cômodos. Afinal, imagine naquela montanha de caixas tentar descobrir onde está o casaco tal ou aquela colher de pau...
Quando decidir mudar, comece a embalar o quanto antes, pois o processo leva tempo. Vale também contratar o serviço de um “faz-tudo” depois que os itens pessoais forem empacotados. Em toda casa há quadros, prateleiras e equipamentos que ele pode retirar, empacotar e, ao chegar na casa nova, instalar — diz Luciana que, além das dicas, também realiza o trabalho de pré-mudança (embalar), mudança (recebimento) e pós (organização da residência).
Carolina Carnaúba, da Mooviin Brasil, que faz mudanças entre países e no Brasil (Rio, Salvador, São Paulo, Guarujá, Vitória, Curitiba e Porto Alegre), lembra ainda que fazer um inventário detalhado dos bens que estão indo na mudança é extremamente relevante. E ressalta que, como a maioria das empresas são obrigadas a desembalar todos os móveis, incluindo os frágeis, o cliente deve exigir isso:
Pois do contrário, se a pessoa fizer por conta própria e verificar que algo chegou danificado, é provável que não consiga acionar o seguro ou empresa de mudança nesse sentido — finaliza.
A especialista aproveita para lembrar que, no caso de mudança para um imóvel mobiliado, deve ser feito um laudo de vistoria minucioso de todos os bens.
Por mais chato que seja, evita problemas com a seguradora em caso de danos. Uma boa vistoria é tão ou mais importante do que o próprio contrato de locação. É importante verificar todas as instalações do imóvel durante todo o primeiro mês e, em caso de qualquer defeito, comunicar o proprietário, enviando fotografias. Isso vale para imóveis mobiliados ou não mobiliados.

ANOTE AS DICAS PARA MUDANÇA
Utilize caixas de tamanho médio, pois são mais fáceis de arrumar os pertences e de carregar.
Comece a empacotar assim que puder, pois o processo leva tempo. Dê preferência aos itens da cozinha e do quarto, pois serão os primeiros cômodos da outra casa que você vai usar.
Antes de separar, faça uma seleção do que pode ser doado, o que deve ser jogado fora e o que realmente vai para a casa nova.
Guarde primeiro os itens que usa menos, como roupas de frio, se for no verão (e vice-versa) ou aquele conjunto de louças especial que raramente é posto à mesa.
Coloque etiquetas nas caixas com uma listinha do que está dentro delas. Uma dica é ter etiquetas de cores diferentes para cada cômodo. Facilita para achar quando estiverem todas juntas.
Contrate o serviço de um faz-tudo para retirar quadros, prateleiras e instalações de equipamentos e instalar tudo na casa nova.
Lembre-se de solicitar com antecedência a transferência do telefone, da TV a cabo e da internet
Confira se está no contrato que a transportadora deve desembalar os itens, pois se algo chegou danificado, a responsabilidade é deles.
Faça um laudo de vistoria bem detalhado do imóvel e de tudo o que estiver dentro dele.
E vida nova!
(O Globo)
 
 
Compartilhar:
voltar
0 Pessoa(s) Comentaram:
Topo

Os campos abaixo apresentam erro:

  • Nome
  • E-mail
  • Mensagem

Cadastrado com sucesso