notícias

  • 23
  • JUL
  • 2014

Como evitar furadas ao alugar, via internet, um imóvel para férias

O planejamento das férias geralmente começa com empolgação, otimismo e, nos dias hoje, com a internet. A busca pelo imóvel certo para os dias de descanso nos leva a um mundo de fotos incríveis, sinopses descritivas e, é claro, inúmeras promessas de satisfação do cliente.
Com o crescimento deste canal para a reserva de imóveis para as férias, os sites especializados desenvolvem meios de proteger seus locatários, através, por exemplo, de pagamento seguro, comentários de usuários e classificações de estrelas. Entretanto, mesmo eles não estão imunes a enganos.
Segundo a consultora de mercado imobiliário Vanessa Grout, alguns portais são feitos por pessoas sem nenhuma conexão com o setor. Em alguns casos, esses sites são pagos apenas para atrair usuários e, depois, as informações são vendidas. Há ainda aqueles que enganam com fotos lindas ou com propriedades que sequer existem.
“Algumas falsificações usam um método em que mostram as propriedades indisponíveis, apenas para desviar o locatário para outro local menos desejável”, diz Vanessa.
Para usufruir das férias plenamente e evitar furadas, a consultora dá oito dicas:
1) Tenha cuidado com os imóveis muito baratos
Se o preço parece muito bom para ser verdade, provavelmente é mesmo. Caso esteja achando o valor anunciado muito abaixo do razoável para aquela região, desconfie. Este é um atrativo usado por fraudadores, especialmente visando àqueles que não têm muita experiência em buscar uma locação pela internet. Lembre-se que conduzir uma negociação não é apenas obter um bom negócio, mas também perceber um comportamento estranho da outra parte.
2) Desconfie das fotos perfeitas
Não se deixe enganar pela fotografia. Em particular, muito cuidado com os de aparência exageradamente bonita. Uma sugestão é pedir ao proprietário fotos adicionais — um locador honesto as terá e não vai se incomodar em lhe repassar. Também vale pedir uma conversa via Skype para ver a casa por dentro e fazer uma consulta no Google Street View para confirmar que o imóvel que está alugando realmente existe no endereço anunciado.
3) Não pague em dinheiro vivo
O pagamento preferido entre os fraudadores é dinheiro ou transferência em espécie. Ao invés disso, use cartão de crédito, que lhe permite recuperar a grana no caso de fraude. Sites conhecidos e mais confiáveis vão fazer um fundo de segurança, no qual eles ficam como intermediários até você pegar as chaves. Alguns portais oferecem seguro contra a fraude — mas é caro e não pode cobrir muito, então, leia atentamente o contrato.
4) Leia os comentários
O retorno de quem já foi para o imóvel que você pretende ir é muito valioso, pois são hóspedes contando suas reais experiências. Em sites confiáveis, geralmente, aparecem os comentários, sendo que em alguns, inclusive, há espaço para fazer perguntas a quem postou a impressão.
5) Confie no seu instinto
Você é a melhor pessoa para saber se há algum comportamento estranho durante o processo de aluguel de imóvel via internet. Se você for se sentir mais seguro, procure um corretor local. Pode significar uma despesa adicional, mas também um sossego a mais, pois o profissional pode te mostrar imóveis certeiros e verificar aqueles que você já viu na internet. Não esqueça de conferir se este corretor é credenciado no conselho regional.
6) Cuidado com compras em grupo
Se você está escolhendo uma casa com meia dúzia de pessoas, todos tendem a acreditar que alguém está prestando atenção nos detalhes para evitar uma furada. No entanto, quando vocês chegam ao lugar que todos alugaram juntos e se dão conta que não era bem aquilo, que o imóvel não existe ou o depósito sumiu, aí todos começam a se culpar e não acham responsável, tornando a tão sonhada viagem num pesadelo.
7) Faça a pesquisa com calma
Não deixe para cima da hora. Procure bem, verifique as fotos, os cometários e desconfie de situações estranhas. No caso de período longos, vale a pena chegar um ou dois antes na cidade e ficar num hotel para verificar se a propriedade existe mesmo e suas reais condições antes de pagar o aluguel.
8) Mantenha contato
Se você alugou um imóvel e gostou, mantenha contato com o proprietário para futuras férias ou para indicar aos amigos e familiares. Na próxima viagem, já é um trabalho a menos procurar um imóvel e se preocupar em achar o lugar certo.
(Secovi-Rio)
Compartilhar:
voltar
0 Pessoa(s) Comentaram:
Topo

Os campos abaixo apresentam erro:

  • Nome
  • E-mail
  • Mensagem

Cadastrado com sucesso